Como organizar as peças e blocos LEGO? – Parte 1

IMG_20140731_094038394

Quando era criança durante muitos anos tive as minhas peças LEGO em apenas uma caixa, geralmente de papelão de algum sapato grande e que pudesse suportar todos os meus sets  com todas as minhas peças confortavelmente misturadas umas às outras. Lembro-me bem que a cada novo set comprado, eu demorava ainda alguns dias pra tomar coragem de desmontá-los e misturá-los à minha bagunça organizada. Infelizmente por ser de papelão era possível que as peças pequenas acabassem caindo por entre as dobras da caixa e porventura caíssem e se perdessem ao chão. Outro problema que minha mãe sempre reclamava era o barulho que eu fazia ao ficar procurando pelas peças, era um barulho interminável e deveras incômodo.

Quando fiquei mais velho e passei a me interessar por LEGO Technic me senti na necessidade de separá-las das peças System. Essa necessidade me ajudava a encontrar mais facilmente o que precisava para qualquer MOC que estava em andamento. Como vi que esse sistema de organização funcionava, novas caixas (caixas organizadoras bioprátika – http://www.pleion.com.br/) foram compradas, dessa vez duas caixas de plástico com tampas e que fossem hermeticamente fechadas para evitar a perda de peças.

Quanto mais crescia o meu parque de peças Technic, novas idéias surgiram. Por que não separar as peças maiores das menores? Sim! isso ajudou muito durante alguns anos, finalmente os axles estavam separados dos beams e o meu tempo de procura pelas peças diminuíram. Só que ainda não estava satisfatório pois eu andava muito com minhas caixas entre viagens e gostaria de ter uma forma mais prática de levá-las. Comprei então algumas caixas de transporte com sistema de separação por cartões plásticos (Nitron – http://www.nitronplast.com.br/produtos.php?nome=MALETA%20COM%20DIVIS%D3RIAS%20M%D3VEIS&categoria=organizacao). Era uma solução simples e que finalmente me deixava separar bem as peças entre si e que poderia suportar os diferentes tamanhos das peças que possuía. E melhor ainda, se adaptavam de acordo com o tamanho das peças e como eu separava os cartões pela caixas.

Com minhas constantes compras por System novamente algumas peças precisavam ser separadas por cor/tipo utilidade e por isso algumas caixas novas (box organizador plus 34,5 x 49 x 6,5 cm – http://www.paramountplasticos.com.br/ ) foram adquiridas e com o tempo várias delas formam o meu time de organização. Diferentemente da organização que vemos na Europa e Estados Unidos onde todos montam suas mesas com gabinetes (ou vários deles) organizados, tive que adaptar a minha realidade, que era a falta de espaço e a necessidade de organização. Baseado nessas premissas, cheguei a seguinte solução, comprar caixas organizadoras baratas e que pudessem armazenar separadamente minhas peças de acordo com sua cor, tipo e funcionalidade. Sendo assim tenho hoje algumas caixas dedicadas para Bricks, Modified Bricks, Plates/Modified plates/Tiles, Hinges/Wedges, Utilities,  Slopes/Inverted Slopes, Lights e Minifig Accessories. Nessa nova forma de organização consegui colocar tudo o que possuo em um ambiente razoavelmente pequeno e organizado.

A minha solução foi baseada no meu momento, na minha necessidade mas nada impede que você faça um pouco diferente ou totalmente diferente, que tal vermos então o que é possível fazer?

Aguarde a segunda parte para entender mais sobre esse assunto tão discutido entre os construtores LEGO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *