Campeonatos de robótica


Existem alguns tipos de competições pelo mundo da robótica em que alunos são convidados e desafiados à transporem suas dificuldades e mostrarem o melhor de suas construções e habilidades em programação e trabalho em equipe. Entre essas competições, abaixo estão algumas que eu já participo, organizo ou que ainda tenho muita vontade de poder participar.

Desde 2013 participo de campeonatos de robótica FLL atuando nas seguintes categorias:

2016/2017 – Juiz internacional no desafio secreto FLL
2016/2017 – Convidado especial (AprendaRobótica) no Nacional
2016/2017 – Juiz Chefe de Design regional MG
2015/2016 – Juiz internacional no desafio secreto FLL
2015/2016 – Convidado especial (AprendaRobótica) regional BA e Nacional
2014/2015 – Juiz de design regional MG e Nacional
2013/2014 – Juiz de design regional MG
2013/2014 – Palestrante na regional MG

Tipos de competições

FLL (First LEGO League)
O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.

A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. Por meio de uma experiência criativa, os competidores  são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real,  bem como programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® para cumprir as missões da mesa de competições em 2’30”.

CORA (Competição de Robôs Autonômos – UFMG)
Competição criada pelos alunos de engenharia da UFMG com intuito de apresentar possibilidades de competição para transpor os desafios propostos onde os desafios são apresentados no momento da competição. A estratégia e adaptabilidade de cada equipe são testados à todo momento e a possibilidade de vitória é sempre definida pelo time que estiver melhor preparado para cada situação.

OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica)
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

TBR – Torneio Brasil de Robótica
É uma iniciativa da empresa R2E – Robótica Educação e Eventos, que, além de ofertar uma modalidade própria de evento baseia-se também em iniciativas da Unesco para definir os desafios que os competidores terão durante o evento.