Treinamento – Equipe TecnoRED (Brusque – SC)

Durante o último fim de semana estive com o time TecnoRED em Brusque/SC onde fui convidado para ajudar a avaliar e preparar a equipe para representar o Brasil no Mundial de Robótica na Dinamarca durante a temporada FLL Animal Allies. O fundamento de todo esse trabalho era, reavaliar a equipe e saber se com todas as alterações de melhoria e traduções de materiais a equipe ainda estava pelo menos dentro do que havia sido reconhecida durante a avaliação da etapa nacional.

Nosso foco foi conhecer melhor a apresentação da equipe, deixar que ela se julgue à partir da gravação da apresentação e à partir desse material fazer as mudanças necessárias para a evolução da equipe. Após dois dias de muita conversa e troca de informações conseguimos identificar que precisavam focar principalmente em suas missões estratégicas, processos de design, metodologias de apresentação e inovação.

Como a equipe já utilizava de várias metodologias de controle, ficou fácil mostrar como poderiam evoluir. Conseguimos conversar muito sobre esses processos, sobre as formas de evolução e documentação de suas aplicações. Um dos pontos mais importantes foi mostrá-los que se não prestarmos atenção com o que trabalhamos não teremos informação suficiente para criar uma documentação.

Até então, eles tinham ideias do que queriam colocar, mas não tinham certeza de como isso ajudaria no processo de avaliação. Graças aos mestres locais, algumas metodologias de controle já estavam sendo utilizadas, o que faltava era apenas mostrar o tanto que isso valeria para o projeto, ou seja, deixar de ter uma sala cheia de informações para transformá-las em conhecimentos agregados. Tirar as ideias da cabeça, documentá-las e transformá-las em sabedoria, sempre que possível.

Podemos saber muita coisa, mas se não soubermos como conectar esse conhecimento, ele jamais se transformará em sabedoria.

Enfim, um dia de muito aprendizado, troca e descobertas para todos. Obrigado a todos os alunos, mestres, professores, técnicos e mentores pela disponibilidade e atenção, tenho certeza que tudo o que estão fazendo fará com que esses pequenos cresçam muito profissionalmente e pessoalmente. Tenham certeza que eles serão pessoas de bem e que poderão mudar o mundo com esse incrível trabalho que vocês estão desenvolvendo!

Um “MUITO OBRIGADO” bem especial para Estela e Fabiano que foram excelentes anfitriões e que confiaram em mim para poder ajudar a preparar a equipe para esse desafio tão bacana. Grande beijo e boa sorte!

2 respostas para “Treinamento – Equipe TecnoRED (Brusque – SC)”

  1. Suas colaborações foram muito importantes para equipe , nós só temos a agradecer por suas dicas e informações tão válidas nesse momento decisivo quando seremos uma das equipes brasileiras na Dinamarca querendo dar nosso melhor e deixar a nossa marca! Obrigada Gui! Um grande abraço dessa equipe Cararina!

    1. Foi um prazer poder estar com vocês durante o fim de semana, espero que possa ter colaborado pro crescimento de todos!
      Grande beijo e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *