Treinamento – Equipe LEGONautas (Betim – MG)

Após os resultados das classificações para FLL Nacional fui convidado pela técnica Djéssica Gradisse para conhecer e orientar os alunos do SESI/SENAI de Betim. Esse encontro que aconteceu no último dia 4 foi de muita valia tanto para eles quanto para mim pois o aprendizado mútuo foi muito importante.

O foco principal da equipe era se preparar para a competição nacional apresentando as evoluções que tiveram entre a primeira fase e a próxima. Apesar de ganharem o prêmio de Design Mecânico na FLL eles decidiram melhorar toda a sua estrutura e refizeram tudo do zero. Robô, garras, estratégias e planos de comunicação foram todos refeitos para mostrar o que uma equipe com sangue-no-olho está preparada pra fazer!

Já que a equipe estava querendo tanto mudar tudo para o nacional, na verdade com uma vontade imensa de irem para o mundial fizemos uma revisão de todos as rubricas apontando os pontos de melhoria de cada área envolvida. E não se dando por satisfeitos resolveram trocar sua Pesquisa e envolver ainda mais a sua equipe com o novo planejamento de Core Values.

Aproveitando a oportunidade ainda fizemos algumas dinâmicas de grupo, desafios lógicos e muito, muito brainstorm. Algumas técnicas de melhoria contínua, análise SWOT (FOFA) e gráficos de prioridade pelo tempo foram definidos para que pudessem alcançar o resultado em tão poucos dias.

Para que uma equipe alcance esse resultado em tão pouco tempo é necessário que todos se envolvam, discutam, aprendam e compartilhem juntos. Uma equipe unida consegue desenvolver muito em pouco tempo e pra isso a definição de atividades pelo conhecimento e disponibilidade de cada um fará toda a diferença. Boa sorte pessoal, nos vemos no nacional (mundial?)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *