D3lta Arm – Parte 1

Como sabem, gosto muito de representar objetos industriais que na minha opinião são o ápice da robótica que conheço. Sei que todos os outros tipos são interessantes também, mas no momento estamos (equipe Mindstorms LUGBrasil) trabalhando pra construir uma fábrica de verdade toda baseada em LEGO. Por esse mesmo motivo estou há meses trabalhando em projetos e melhorando-os à cada exposição para que no final do ano possamos apresentar o produto final. Ficou interessado? Quer conhecer mais? Vem comigo!

A explicação sobre a fábrica será feita em um outro post, enquanto isso, vamos aprender um pouco sobre o que é um Delta Arm ou Flex Picker e como ele funciona. Bem, esse tipo de braço é usado largamente nas indústrias que precisam controlar e organizar objetos de forma rápida e ordenada. Alguns exemplos são:

 

E esse é só o primeiro vídeo, se vocês procurarem por aí tem vários e vários tipos de aplicações desse mesmo tipo de tecnologia nos mais variados tipos de produções como alimentícias, bens de consumo e automobilística por exemplo. O que mais tenho visto no momento são as impressoras 3D que são uma nova fase da construção de objetos pessoais utilizando o mesmo princípio de movimento.

Delta arm em movimento

Como funciona? O conceito chave de um robô que utiliza a tecnologia Delta é o uso de braços que se movimentam simultaneamente e que devem ser utilizados para alcançar um certo ponto nos planos X, Y e Z. Com isso eles são capazes de pegar ou deixar objetos em qualquer local onde tenham alcance de forma simples e ordenada.

Como a estrutura que suporta toda a estrutura é bem rígida, os braços são muito simples e construídos de forma muito leve e rápida. Eles acabam sendo muito utilizados em atividades que demandam alta aceleração e movimentos precisos como os do vídeo abaixo.

Mas cadê o robô? E chega de enrolação né? Que tal conhecer a primeira versão do meu protótipo de Delta Arm? Logo abaixo você consegue ver o tamanho que a estrutura já está alcançando além de ter um dinossauro e um bonequinho para comparação. Nele que serão adicionados ainda os motores do braço e o controlador EV3 além dos controles de movimento.

Estrutura – v1

Abaixo está a primeira versão do Delta Arm que estou desenvolvendo que conta com três braços que se movimentarão simultaneamente para manipular objetos que passarão por baixo dele.

Delta Arm v1

E pela primeira vez estou me sentindo quase sem peças para um projeto tão grande. Sei que vou ter que desmontar outras coisas que já estão prontas há séculos mas mesmo assim ainda acho que vou precisar focar pra conseguir fazer o melhor possível com o mínimo de peças. Nada melhor que o limite pra mostrar as possibilidades de construção, não é mesmo?

Novidades aparecerão em breve, aguarde! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *