Como organizar as peças e blocos LEGO? – Parte 2

Para continuar o nosso papo sobre armazenamento e organização de nossas peças em LEGO é necessário dividir em algumas partes, e nessa primeira delas iremos discutir sobre  como construir a solução mais adequada para você, portanto primeiramente devemos aplicar o que eu chamo de “Teoria do Caos das Peças”.

A “Teoria do Caos da Peças” deve-se ao entendimento que “todas as peças estão organizadas de sua forma em seu ambiente e se manterão assim até sofrerem um distúrbio, e assim, uma nova organização será mantida – 2015 – Lima, Guilherme”.

Baseados nesse entendimento precisamos organizar o nosso ambiente e para tal precisamos saber dividir o nosso caos em três etapas de organização.

  1. Espaço: É necessário que seja feita a observação do espaço disponível para o armazenamento das peças baseados em três pontos, espaço disponível, espaço futuro e periculosidade.

Espaço disponível: Qual é o espaço que você tem disponível para organização? um armário, algumas gavetas, uma parede inteira ou um quarto separado? Defina o espaço disponível para que possa avançar para o segundo passo.

Espaço futuro: Nesse momento é importante lembrar que você precisará armazenar todas as suas peças existentes e precisará de pelo menos mais 20% de espaço. Acredite uma vez que é iniciada a organização, novas necessidades de separação aparecerão!

Periculosidade: Sim existe um fator periculosidade para a organização! Devemos lembrar que as peças devem ficar longe do sol, umidade, temperaturas altas, umidade, animais e alguns casos crianças (se você não quiser deixá-las com acesso).

Para dar algumas ideias sobre espaço, abaixo estão algumas fotos de organizações realizadas por várias pessoas, colecionadores ou não e suas formas variadas de armazenamento.

Armazenamento com gavetas específicas para cada tipo de peças
Armazenamento utilizando várias gavetinhas para cada tipo de peça e com uma legenda visual na frente 😉
Caixa com armazenamento para cada tipo de peças
Caixas, gavetas e módulos para armazenamento
Gavetas, bem organizadas por tipos de peças

Aguardem, na semana que vem tem mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *